O Reiki é uma técnica curativa milenar, aplicada através da imposição das mãos.
Reiki é uma palavra genérica japonesa, usada para descrever qualquer tipo de trabalho de cura que usa a Energia ou Força Vital. Não é um nome exclusivo do Sistema Usui de Cura Natural, mas é comum chamá-lo assim no Ocidente.
Para entender o Reiki, precisamos entender que todo o ser vivo é composto de vários níveis de energia. O equilíbrio e a harmonia dessa energia é que gera a vida e a saúde.
Usui criou o seu Sistema Usui de Cura Natural - Reiki, preocupado em criar um sistema de harmonização e cura simples, por meio da imposição das mãos, que, sem exercícios complicados ou longos treinamentos, pudesse recuperar, harmonizar e estimular a cura dos seres vivos.
A energia oriunda desse processo é composta de duas partes:
Rei: Inteligência Divina manifesta. Matriz de tudo o que é. Gerencia o fluxo da energia Ki em todos os seres, fazendo-os retornar aos moldes originais, quando necessário. Notem que todos os seres tem, originalmente, a matriz correta do fluxo da energia Kia. Como temos livre arbítrio, o Universo permite que nos afastemos dessa harmonia, através dos bloqueios oriundos de comportamentos, emoções e crenças danosas. Contudo, o mesmo Universo dá a oportunidade de obter novamente esse equilíbrio que gera felicidade, saúde e prosperidade, por meio da mudança interior. A energia Reiki é uma potente catalisador nesse processo.
Ki: Os japoneses chamam essa energia de Ki, os chineses de Ch'i, Pitágoras de Fogo Central, Hipócrates de Fogo Interior, Mesmer de Magnetismo, os hindús de Prâna, Reich de Orgônio, na antiga União Soviética era chamada de Energia Bioplasmática, os judeus de Nefesh, os alquimistas de Fluido da Vida e tantas outras definições. É oriunda do sol, e pode ser captada pela radiação desse astro, por alimentos frescos "in natura", pelo ar e em contato com uma pessoa harmonizada (canalizador). A Ki não provém do terapeuta, mas passa por ele, que se torna um canal ou mediador para que a energia alcance o paciente.
Rei - Energia Celestial, Divina, que gerencia a distribuição da Ki - Energia Vital.
Para facilitar o entendimento, o sistema de cura Reiki é formado pela energia Reiki, composta por duas partes: Rei e Ki.
A energia Reiki é apolar, ou seja, nem positiva nem negativa, podendo assumir a polaridade que o paciente precisa. Além disso, ela é de alta frequência, sendo que, literalmente, destrói os bloqueios energéticos que impedem a livre circulação de energia no corpo (geralmente a causa das doenças).
Casos de reações adversas são raros, pois a Reiki não causa mal. O que pode acontecer é uma fase de adaptação ao novo estado, onde o organismo estará se reequilibrando, se reorganizando energeticamente em virtude da remoção dos bloqueios, mas isso geralmente dura pouco. Outras pessoas inibem a cura quando mantém padrões de vida desequilibrados, mesmo com a nova "visão" proporcionada pela energia Reiki.
A Reiki não faz e nem fará parte de alguma religião. Qualquer pessoa, independente de credo, pode praticá-la sem qualquer restrição.
Crianças e idosos podem ser excelentes curadores com essa técnica, pois ela depende mais do amor incondicional que oferece o terapeuta, do que conhecimentos teóricos acumulados por ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário