2 de abr. de 2020

Reiju x Denju x Iniciação de Cura

Pela definição de Eduardo F Fonseca, o Shihan pode transmitir ao aluno uma sintonização ligando-o permanentemente à energia do Reiki, no caso um Denju 伝授 ou um empoderamento ajudando a fortalecer a ligação do praticante com a fonte de energia e elevação da consciência, no caso um Reiju 霊授.
Especialmente no Ocidente, há constantemente confusão entre o Reiju (fortalecimento) e o Denju (iniciação), talvez por serem ambos aplicados exclusivamente por Shihans, mas são práticas diferentes. Creio que dessa confusão entre Reiju e Denju vem a idéia de vários Mestres de que a iniciação somente pode ser feita presencialmente.
Reiju significa literalmente “conceder a alma” no sentido de “entregar, dar, conferir, partilhar, instruir, abençoar...” Ou, ainda, “receber, aceitar”. Analisando seu amplo sentido, o conceito consiste em “dar e receber” e-ou “antes de receber deve cortar, esvaziar, abrir”.
Tradicionalmente os alunos de Mikao Usui recebiam Reiju nos encontros regulares chamados Reiju Kai, onde se fazia recitações dos poemas do Imperador Meiji e do Gokai, treinava algumas técnicas e se trocava experiências.
Há quem associe a prática à transmissão das 5 bençãos: Fé, Zelo, Plena Atenção, Meditação e Sabedoria.
É um método para desenvolvimento do potencial espiritual, fortalecimento da ligação do praticante com a fonte de energia Reiki e elevação da consciência. É polimento do ser interior. Traz grandes benefícios, é a alma do Reiki original e pode ser executado apenas por Shihan. Pode ser realizado, também, com uma determinada intenção, ajudando o praticante a alcançar o que pretende, para o seu Bem Supremo.
Somente pode ser feito à distância.
Denju é a iniciação ou sintonização, o procedimento ou ritual energético que habilita o Reikiano a aplicar a técnica.
Como qualquer outro Ritual, a sintonização é um processo. Você pode modificar para adequar às suas necessidades. As sintonizações de Usui têm sido modificadas por muitas pessoas que lhe adicionaram símbolos, retiraram partes, adicionaram partes e toda sorte de outras coisas.
O pequeno e sujo segredo do Reiki é de qualquer sintonização funcionará. Há variações, processos curtos, longos, tradicionais, sintonizações de Mestre único, e muitas outras. Todas são Reiki e todas funcionarão. Todas despertam em nós aquele feiticeiro que havíamos esquecido.
Faça com que o ritual funcione para você e seus alunos. Apenas não faça o que quer que seja como uma distração.
No momento em que invocamos as Hierarquias do Reiki, o Deus de nossa devoção, Seres de Luz que nos assistem, etc... entregamos à eles a Iniciação. Passamos então a ser apenas canais para que ela se manifeste. Somos orientados e assistidos por eles.
Se cometermos algum engano, será corrigido. É necessária apenas a intenção do Mestre de transmiti-la e a do aluno de recebê-la. Devemos, porém, compreendê-la e fazermos o melhor.
A única parte realmente importante e indispensável da sintonização é o cruzamento da intenção de iniciar com a de ser iniciado. Nesse instante é feita a iniciação pela egrégora Reiki.
A Iniciação de Cura é uma bênção que só pode ser transmitida por Mestres Iniciadores e com o propósito de curar e não habilitará a pessoa a ser um terapeuta Reiki. Permite que a pessoa receba a fortíssima energia de cura gerada pelo processo de Iniciação, ou seja, energias curativas de alta freqüência, que atuarão constantemente em beneficio do receptor.
É recomendada, principalmente, em doenças terminais ou processos de desequilíbrio emocional e mental antigos, também é muito benéfica no tratamento de drogas, álcool e outras dependências.
Pode ser feita em qualquer pessoa, não havendo uma condição prévia para receber essa Iniciação, em mais de um receptor por vez, em silêncio e com os olhos do receptor fechados.
O motivo dessa sintonização não iniciar o receptor é que os símbolos não são colocados em suas mãos. Se feita antes de uma cirurgia psíquica, ou de um tratamento convencional de Reiki, fará com que o tratamento seja mais eficaz, "abrindo” a aura e criando um estado mais receptivo. Será altamente eficaz na remoção de energias negativas da pessoa, estas serão removidas do corpo psíquico, aura e chacras, liberando os bloqueios energéticos existentes.


Nenhum comentário: