4 de nov. de 2016

CROMOTERAPIA - REPERTÓRIO DE CORES

O principal espectro cromático foi classificado da seguinte forma:
- quente: vermelho, laranja, amarelo e seus tons
- frio: azul, índigo, violeta e seus matizes
- bivalente: verde e suas nuances

VERMELHO

Plano físico: revigora o sangue, a circulação e a saúde em geral; melhora a atividade sexual em caso de impotência ou frigidez; bom para eliminar a anemia, a hipotensão, a fraqueza orgânica; estimula a disposição, a vivacidade e a vitalidade.
Plano pscioemocional: indicado para letargia, apatia, passividade, preguiça, depressão, indisposição, desvitalização, desmotivação; promove a segurança pessoal e a luta pela sobrevivência, tanto afetiva quanto profissional; desenvolve a praticidade, a objetividade, a individualidade, a coragem e a realização dos ideais de vida.
Plano espiritual: símbolo da alma terrestre; estimula a devoção ao próximo, a abnegação e a filantropia; representa a Paixão de Cristo e dos mártires santos; no entanto o uso em níveis transcendentais somente é indicado para pessoas que se encontram equilibradas em todos os planos.
ATENÇÃO: Não use a luz artificial ou a água solarizada com a cor vermelha quando estiver ansioso, nervoso, histérico, desesperado, impaciente, raivoso, rancoroso, vingativo, possessivo, ciumento. Também em casos de má circulação, coágulo, derrame, cardiopatia, hemorragia, menstruação, dermatite, cólica, hipertensão, estresse, virose, dor, febre, infecção ou inflamação em qualquer parte do corpo. Nesse quadro de sintomas prefira o uso terapêutico da cor do alimento ou da roupa.

LARANJA

Plano físico: possui ação benéfica na estrutura óssea, muscular, urinária e digestiva; regulariza o fluxo de líquidos no organismo, melhora a digestão e a absorção dos nutrientes alimentares; auxilia a produção hormonal das gônadas, estimulando o leite materno, a ovulação, o sêmem; ajuda, também, no tratamento da obesidade, da fratura óssea ou da infertilidade.
Plano emocional: indicado para o desânimo, o negativismo mental, a depressão, a desesperança ou a repressão sentimental; falta de interesse sexual, da libido; estados angustiantes devido à perda profissional ou afetiva; elimina o sentimento de culpa, o ressentimento, a timidez, ajudando a superar os obstáculos pessoais; desenvolve a sensação de prazer, alegria, bem-estar e satisfação.
Plano espiritual: símbolo da iluminação; estimula a alegria de viver, a felicidade no encontro com seu eu interior, favorecendo a meditação, a sintonização com a natureza terrestre e o eu interior.
ATENÇÃO: não empregue a luz artificial ou água solarizada com a cor laranja em casos de má circulação, coágulo, derrame, cardiopatias, hemorragia, menstruação, erupção na pele, cólica, hipertensão, estresse, virose, dor, febre, infecção ou inflamação em qualquer parte do corpo. Nesse quadro de sintomas, prefira o uso terapêutico da cor do alimento ou da roupa.

AMARELO

Plano físico: purifica e tonifica o organismo, pois elimina as toxinas; cor muito benéfica para a saúde dos sistemas nervoso, digestório, muscular, esquelético e linfático; igualmente para os neurônios e o cérenro em geral, tanto na sinapse quanto no plano neuropsicológico; excelente nos casos de má digestão, eructação, flatulência, osteoporose, vermes, parasitas, toxinas, convalescença em geral.
Plano emocional:  indicado para inibição ou estados hesitantes nos quais não se consegue expressar a opinião nem realizar os desejos; medo de mudanças na vida, dificuldade de socialização, falta de memória, dispersão; desenvolve a reciprocidade, a coragem, a alegria e o ânimo emocional, estimulando de forma positiva a mente consciente, o pensamento, a fala e a memória.
Plano espiritual:  símbolo da eternidade e da iluminação divina; estimula os dons espirituais, a mediunidade, a vidência e a intuição; melhora, também, a criatividade, a abstração e a filosofia pessoal; bom para a meditação ou exercícios para o autoconhecimento.
ATENÇÃO: Não administre a luz artificial ou água solarizada com a cor amarela em casos de má circulação, coágulos, derrames, cardiopatias, hemorragia, menstruação, erupções na pele, cólica, hipertensão, estresse, virose, dor, febre, infecção ou inflamação em qualquer parte do corpo. Nesse quadro de sintomas, prefira o uso terapêutico da cor do alimento ou da roupa.

VERDE

Plano físico: promove a limpeza orgânica, pois é aplicado como antisséptico, bactericida, germicida e depurativo; também revigora as glândulas endócrinas, estimulando o bom funcionamento dos hormônios; melhora o ritmo cardíaco, a pressão arterial, os problemas digestivos e os respiratórios; auxilia no tratamento de qualquer doença, disfunção ou debilidade, sendo excelente para procedimentos pós-operatórios, favorece a cicatrização.
Plano emocional: indicado para o estresse, o cansaço, a desvitalização, a mágo; muito útil nos casos de desesperança, de ressentimento, de irritação, de insônia, de ansiedade; ajuda a combater o medo do amor ou de se relacionar; auxilia no relaxamento da tensão muscular e no alívio das dores corpóreas; atua, também, como tônico sexual; proporciona autocontrole, maturidade, jovialidade, alegria, bem-estar, tranquilidade, confiança, amor-próprio, auto-estima.
Plano espiritual: símbolo da vida; purifica a alma e estimula a autocura; essa cor abre os caminhos da canalização e da mediunidade, prepara os chacras para produzir segurança, força e poder astral.
ATENÇÃO 1:  Para a cor verde não há contraindicação alguma. Essa vibração cromática srve para equilibrar todos os problemas pertinentes às cores quentes ou frias. O verde é uma cor mestre, bivalente – faz tudo, pode tudo, cura tudo – na dúvida, use-o sempre.
ATENÇÃO 2: VERDE-LIMÃO – embora atue em uma banda entre a cor amarela e a verde, essa tonalidade possui funções similares às da cor verde: balanceamento. Contudo, é a empregada como luz auxiliar em casos específicos. Uma de suas principais utilidades se encontra no campo da limpeza de miasmas dos corpos áuricos ou dos resíduos tóxicos do organismo; sendo, ainda, excelente auxiliar para os casos de quimioterapia. Todavia, o seu maior benefício será no campo psicoemocional, devido à propriedade de rejuvenescer a memória e os sentimentos. Não possui contraindicações.
ATENÇÃO 3: ROSA -  Tratada como uma cor auxiliar, a cor rosa também atua com as mesmas características da cor verde: balanceamento. No entanto, é mais indicada nos casos em que se necessita de conforto afetivo, de um alento para a alma sofrida ou traumatizada, tais como divórcio, demissão, abandono, falecimento, deonça grava ou crise existencial. Como símbolo do amor, fornece alívio, paz interior, compreensão, perdão e aceitação da vida; desenvolve, também, fraternidade, bondade, tolerância, filantropia e ajuda à elevação espiritual. Não há contraindicação.
ARENÇÃO 4: MAGENTA – Vide cor violeta, ítem Atenção 2.

AZUL

Plano físico: atual como antitérmico, analgésico, anti-inflamatório, antipruriginoso, adstringente, antisséptico, bactericida, sedativo, sendo a cor balanceadora de qualquer atividade orgânica e adequada para os casos de hemorragia, dor, febre, cólica, azia, gastrite, hipertensão; também desacelera a infecção e a inflamação; o azul é um excelente regenerador celular e equilibrador do sistema circulatório e nervoso.
Plano emocional é indicada para o nervosismo, o estrese, a ansiedade, a hiperatividade, a intolerância, a tagarelice, a impaciência, a incoerência metal  ou verbal; receio de expressar os desejos, de discutir, de perder ou de não ser compreendido, estimula a expressão em todos os níveis: a comunicação dos sentimentos e dos pensamentos; auxilia, também, na meditação para o desenvolvimento espiritual: intuição, mediunidade, autocura.
Plano espiritual: símbolo dos anjos, conduz à paz interior e purifica o ambiente e os corpos energéticos; elemina a negatividade e afasta os espíritos negativos; estimula a fidelidade, a serenidade, a devoção e o amor ao próximo; favorecer os contatos mediúnicos, a clarividência, a vidência.
ATENÇÃO 1: Não use a luz artificial ou água solarizada com a cor azul em estados de desesperança, desvitalização, desmemoria, desânimo, preguiça, inibição, culpa, fracsso, desinteresse sexual, em processos de divórcio, desemprego. Também em casos de má circulação, pressão baixa, derrame, paralisia, imobilidade, gripe, resfriado, depressão, letargia, taquicardia, frigidez, impotência, constipação. Nesse quadro de sistomas prefira o uso terapêutico da cor do alimento ou da roupa.
ATENÇÃO 2: TURQUESA – Luz intermediária entre o azul e o índigo, encontrando-se com as influências desses dois espectros cromáticos; empregada como cor auxiliar, ela atua especificamente nos casos inflamatórios e infecciosos. A sinergia com a luz rosa, por exemplo, torna-se um maravilhoso complemento na terapêutica de imunodeficiência (artrite, psoríase, HIV). A luz turquesa tem a propriedade do atuar e equilibrar simultaneamente três chacras: coronário, laríngeo e frontal.

ÍNDIGO

Plano físico: possui efeito analgésico, bactericida, sendo excelente para todos os casos de infecção nos olhos, nariz, ouvido ou garganta; ótimo no tratamento da gripe, hemorragia, tumor em qualquer parte do corpo; auxilia na clíncia de doença incurável, crônica ou recorrente.
Plano emocional: indicado para insônia, pesadelo, histeria, obsessão, ciúme, possessividade, estados vingativos ou rancorosos; períodos longos de nostalgia, lembranças boas ou más; excelente para a terapia no combate à dependência química (álcool, drogas, cigarro) ou compulsão (jogo, sexo, dinheiro, compra, alimento); ideal para os períodos de transição, tais como divórcio, demissão, falência, morte, fracasso, pois auxilia na transcendência, no perdão, criando novas perspectivas na vida.
Plano espiritual: símbolo do alvorecer espiritual; indica o limiar entre o “eu” e o “todo”, uma transição para uma nova fase; desenvolve descobertas da própria alma, autoconhecimento, prudência, vigilância; favorece a mediunidade e a percepção extrassensorial.
ATENÇÃO 1: Não há contraindicação.
ATENÇÃO 2: PRATA – Empregada como uma cor auxiliar e atuando no mesmo âmbito da cor índigo, ela possui importante ligação simbólica com a luz lunar, prateada e platinada, para qual se atribui a representação do inconsciente. Essa luz é usada nos casos em que se necessita de interiorização, autoconhecimento e melhor grau de percepção e intuição; também é aplicada como tratamento complementar à quimioterapia, aos transplantes e às cirurgias de grande magnitude.

     VIOLETA

Plano físico: opera como antibiótico, antivirótico, anti-inflamatório, bactericida, germicida, sendo um ótimo auxiliar no tratamento de qualquer doença física e excelente  para o coração, os pulmões os sistemas imunológico, nervoso e digestório; também acelara a cicatrização ou a cauterização de toda espécie de corte dérmico, lesão muscular ou fratura óssea.
Plano emocional: indicado para os que passaram recentemente por grandes traumas psicológicos, emocionais, físicos ou até espirituais; tranquiliza, acalma, conduz à compreensão, à transcendência e ao perdão incondicional; auxilia, também, na limpeza astral, no ato meditativo; desenvolve a intuição e a mediunidade.
Plano espiritual: símbolo da piedade, essa cor purifica o plano astral e o espiritual; elimina a negatividade do ambiente e favorece o ritual, a meditação e a oração; auxilia no desenvolvimento dos níveis mais elevados de consciência, atingindo a evolução espiritual.
ATENÇÃO 1: Não empregue a terapia com luz artificial ou a água solarizada com a cor violeta quando a pessoa sofrer de depressão crônica, demência, esquisofrenia, psicose, neurose, dependência química de qualquer natureza. Nesses casos, prefira o tratamento com a cor rosa, índigo ou verde.
ATENÇÃO 2: MAGENTA – Listada como auxiliar, essa cor possui propriedades similares às da cor roda e às da violeta. No entanto, a cor rosa é mais usada para a desarmonia emocional e a cor magenta para os distúrbios psicológicos. Esta última amplia o estado de consciência da vida, tangenciando o universo espiritual. Ela é empregada em casos de doença psicossomáticas ou de desequilíbrio endócrino. Cuidado: possui as mesmas contraindicações da luz violeta.

ATENÇÃO 3: DOURADO – A cor do ouro, também tida como auxiliar, é estritamente usada no âmbito espiritual, embora possa ser empregada nos casos de quimioterapia e em pacientes terminais. Sua principal função é a de estabelecer a ligação entre o plano material e o espiritual com ênfase na transcendência e no amor universal. Fortalece todos os campos energéticos. Não há contraindicações.

Nenhum comentário: