5 de jul. de 2019

OS DIFERENTES USUIS ENCONTRADOS NO MUNDO REIKIANO

Você conhece a história do método de ensino de Reiki Usui com que trabalha? Por que Reiki Usui é chamado com vários “sobrenomes” diferentes e cada sobrenome parece ensinar um Reiki Usui diferente do outro, se todos são Reiki Usui?

Ao longo de 11 anos estudando a técnica, cheguei a algumas informações que, talvez, esclareçam essas dúvidas. 

Garanto que não são as únicas existentes, mas essas já emitem uma luz pra entendermos o que acontece e são as que eu conheço (e não vou escrever sobre o que não conheço pra não passar vergonha).

O princípio - Mikao Usui

Tudo começou quando, estima-se (estima-se porque não há registro escrito da data), em março de 1922, após um retiro espiritual de 21 dias no Monte Kurama - Japão, o sr Mikao Usui criou um sistema de cura energética chamado Usui Reiki Ryoho, a grosso modo na versão em português (alunos japoneses me corrijam se estiver errado) método de cura natural de Usui.

Alguns dizem que Reiki já existia antes de Mikao Usui, mas o que sabemos é que o termo Reiki Usui foi usado pela primeira vez por Mikao Usui. O que havia antes era cura energética por imposição de mãos, praticada desde antes da era cristã. E, também, os símbolos usados por Mikao Usui, porém, com outras funções. A união da técnica de imposição de mãos com com símbolos e fundamentos que deu origem à canalização da energia chamada Reiki (que praticantes de outras técnicas energéticas afirmam ser uma energia única e sem comparação) foi feita por Mikao Usui, então, sim, ele é o percursor dos vários Sistemas Reiki que hoje conhecemos, iniciando pelo Usui Reiki Ryoho. 

Mikao Usui formou poucos Mestres. 

Uma fonte estudada afirma ter iniciado Assistente de Mestre (Dan Shihan ou Sensei, que podia iniciar sob a supervisão de outro Mestre): Juzaburo Oshida,  Teruichi Akiyoshi, Kan’ichi Taketomi, Gizo Tomabechi e Kenzo Tsunematsu. E Mestres Iniciadores (Shihans), ou seja, autorizados a transmitirem sozinhos os ensinamentos: Chujiro Hayashi, Umetaro Mine, Tetsutaro Imaizumi, Keizaburo Eda, Shiheki Fuji, Umetaro Mine e Hoichi Wanami. 

Outra fonte traz como Mestres Iniciadores formados por Usui: Juzaburo Oshida, Kan’ichi Taketomi, Yoshiharu Watanabe, Chujiro Hayashi, Imae Mine, Sono Tsuboi, Tetsutaro Imaizume, Harue Negano, Toshihiro Eguchi e Kaiji Tomita.

E outras fontes trazem outros nomes que nunca ouvi falar.

Segundo contado por alguns desses Mestres e seus discípulos (Usui não deixou nada escrito para confirmarmos), no começo foi ensinado a ativar a energia sem traçar os símbolos (técnica ainda usada no Japão por Reikianos tradicionais), tendo Usui introduzido-os apenas após perceber que alguns de seus alunos não conseguiam ativar a energia Reiki (ativavam qualquer coisa, menos a Reiki) e de todos seus Mestres formados apenas 4, incluindo Chujiro Hayashi, aprenderam essa “nova” técnica. Para aplicar usava um método intuitivo, sentindo onde o receptor necessitava, sem os pontos específicos acrescentados após sua morte (técnica também ainda usada, inclusive por mim, que posso atestar que funciona).

 

Em abril de 1922, Usui fundou a Usui Reiki Ryoho Gakkay (Kaicho), uma associação para difundir e ensinar Reiki Usui exatamente a sua maneira, presidindo-a até sua morte.

Até pouco tempo se acreditava que o método exatamente ensinado por Usui tivesse desaparecido durante a Segunda Guerra Mundial, tanto que Japoneses chegaram a vir ao Ocidente aprender Reiki Usui, mas a técnica sobreviveu, praticamente renasceu, e é hoje ensinada apenas no Japão para descendentes de Japoneses, sendo o grau de Mestre outorgado exclusivamente pelo Presidente da Usui Reiki Ryoho Gakkay. Se eu tiver um filho com um japonês e ele for para o Japão poderá ser Mestre na técnica, mas não poderá me ensinar. 

Então você que acredita ser Reikiano Tradicional, se não for descendente de japonês, não fez o curso pelo método Usui Reiki Ryoho no Japão com um descendente de japonês, afiliado à Usui Reiki Ryoho Gakkai e outorgado Mestre por um Presidente da associação, sinto muito ser estraga-prazer, mas seu método Tradicional não é tão Tradicional assim.

Vou explicar na sequência.  

Hayashi

Chujiro Hayashi era médico e para usar Reiki em sua clínica foi autorizado por Mikao Usui a dar uma “arrumadinha” na técnica com base em seus conhecimentos de Medicina, tanto para praticar, quanto para ensinar. 

Por volta de 1930/ 1931,  Hayashi saiu da Usui Reiki Ryoho Gakkay, fundando a escola Hayashi Reiki Kenkyukai e o método de ensino Hayashi Reiki Ryoho, o primeiro diferente do Usui Reiki Ryoho que se tem conhecimento. Mas diferente apenas no método de usar e ensinar a técnica de cura com Reiki. É como um professor ensinar a obter o resultado 4 somando 2 + 2 e outro multiplicando 2 x 2. O resultado é o mesmo, ambas as formas usam 2 de modo diferente e nenhuma está errada.

Hayashi teria formado 13 Mestres, entre eles Hawayo Takata.

Hawayo Takata, Phillis Lei Furumoto e Bárbara Weber 

Assim como creio que Hayashi seja o Mestre discípulo de Usui mais conhecido no Ocidente, creio que Takata é a Mestre discípula de Hayashi mais conhecida no Ocidente - no Ocidente, porque no Japão há discípulos de Hayashi que nunca ouviram falar dela ou ouviram há a bem pouco tempo. 

Takata, uma Hawaiana descendente de Japoneses, conheceu Reiki Usui por meio de Hayashi no Japão e o trouxe para o Ocidente, inicialmente apenas como terapeuta, em 1937. 

Para a técnica ser aceita no Ocidente, mais precisamente no Hawai, com uma cultura tradicionalmente cristã e, então marcada por um clima de “caça às bruxas” versão “caça aos japoneses” que atacaram Pearl Harbor, na Segunda Guerra Mundial, Takata deu uma “arrumadinha” autorizada por Hayashi.

Em 1938, iniciada a primeira Mestre do Ocidente, criou o Método Reiki Usui Shiki Ryoho para ensinar conforme sua “arrumadinha”, que como a de Hayashi, mudou alguns pontos, porém ser alterar a essência da energia estudada: Reiki Usui.

Takata fundou a AIRA, traduzindo, Associação Internacional de Reiki e, por ela, formou 22 Mestres: George Araki, Dorothy Baba, Ursula Baylow, Rick Bockner, Patricia Bowling (Ewing sobrenome de casada), Bárbara Brown, Fran Brown, Phyllis Lei Furumoto, Beth Gray, John Harvey Gray, Iris Ishikuro, Harry Masami Kuboi, Ethel Lombardi, Bárbara Lincoln McCullough, Maria Alexandra McFadyen, Paul Mitchell, Bethal Phaigh, Shinobu Saito, Virginia Samdahl, Wanja Twan, Bárbara Weber e Kay Yamashita. 

Com sua morte, em 1980, seus Mestres, que até então pertenciam todos à AIRA, dividiram-se.

Um grupo elegeu como líder  Phillis Lei Furumoto, fundando a Reiki Alliance. Furumoto foi responsável por continuar o método Shiki Ryoho, que até hoje é ensinado - ou é pra ser - como Takata introduziu. Foi a linhagem, ou método, que me introduziu no mundo do Reiki.

Outro grupo elegeu Bárbara Weber como líder e fundou a Radiance Reiki. Bárbara Weber deu uma “arrumadinha” no método de Takata e introduziu o The Radiance Technique ou Authentic Reiki (primeiro método que deixou de contemplar 3 níveis de graduação - no caso eram 7 níveis).

Outro grupo de Mestres decidiu seguir caminhos independentes e criou métodos próprios.

Para diferenciar o ensinado na linhagem de Phillis Lei Furumoto de Bárbara Weber e deixar claro que a primeira era que ensinava como Takata (já que Bárbara chamou seu método de “Reiki Autêntico” e, acredito, deve ter começado uma grande confusão), Furumoto adotou o termo Reiki Tradicional, tradicional conforme o método de Takata, mas nada tradicional se comparado ao de Usui. 

Nova arrumadinha 

Arthur Robertson, Mestre formado por Iris Ishikuro, discípula de Takata, também deu uma arrumadinha no Shiki Ryoho e criou o Raku Kei Reiki.

Diane Stein, que afirma ser discípula de Jeanine Sande (formada por Arthur Robertson), formatou outro método “arrumadinho” e muito conhecido no Ocidente, especialmente em Portugal, como Reiki Verdadeiro: Reiki Essencial.  Frisa-se que Diane Stein justifica sua falta de certificado por não aceitar o ensinado pela linhagem de seu Mestre, o qual, então teria se recusado a emiti-lo. Esse é o quarto método que estudei até o Mestrado, quarta linhagem que somei.

Reiki Usui Tibetano

William Lee Rand, Mestre formado por  Phillis Lei Furumoto, uniu os conceitos dos métodos Shiki Ryoho com Raku Kei Reiki, acrescentando símbolos tibetanos  e dividindo o curso em 4 níveis: 1, 2, 3A e 3B.

Teve início o método Reiki Usui Tibetano - segundo método que aprendi, segunda linhagem que adquiri até o Mestrado.

Doi Hiroshi e Johnny de Carli

Doi Hiroshi aprendeu Reiki Usui por 2 métodos diferentes: 
 
  • Usui Shiki Rioho, por Kimiko Koyama, Mestre formada por Kan’ichi Taketomi
  • Authentic Reiki por Mieko Mitsubishi, Mestre formada por Bárbara Weber.

Então constatou que o ensinado no Ocidente estava muito diferente do original de Mikao Usui e achou importante levar aos estrangeiros o conhecimento original.

Como Usui Reiki Ryoho é restrito à sociedade japonesa, criou o Gendai Reiki Ho, dando outra arrumadinha no método de Usui para adaptar ao mundo ocidental conforme ensinado por Mitsubishi.

Jhonny de Carli foi o primeiro Mestre brasileiro formado por Hiroshi e quem introduziu o método no Brasil. 

Gendai Reiki Ho também começou a ser chamado de Reiki Tradicional, para mostrar ser um método com as técnicas originais de Usui, mas não é tão Tradicional assim, já que teve a “arrumadinha” de Hiroshi. Esse é o terceiro método que estudei até o Mestrado ou Grau de Shihan, para usar o termo adotado pela linhagem.

Jikiden Reiki e Komyo Reiki

Chiyoko Yamaguchi, discípula de Hayashi, durante muito tempo restringiu ensinar Reiki Usui a sua família, mas quando soube do modo como era praticado no Ocidente também achou importante ensinar a técnica original que aprendeu para mostrar a diferença. 

Fundou o Jikiden Reiki, que traduzido a grosso modo significa “Exatamente como meu Mestre Ensinou” e é mais um chamado de Tradicional, mas é Tradicional conforme Hayashi ensinou depois de sua arrumadinha.

E o método de Yamaguchi também teve uma arrumadinha, feita por sua aluna Hyakuten Inamoto, que criou o Komyo Reiki Kami.

Usui-Do e Komyo Reiki Kai

Usui-Do é mais um método chamado de Tradicional, com 6 níveis de graduação, criado por Dave King, Mestre formado por Yuji Onuki, por sua vez formado por Toshihiro Eguchi, discípulo de Usui. 

É chamado de Tradicional porque, segundo seu criador, segue exatamente o que Usui teria ensinado a Eguchi entre 1920 e 1926, mas difere muito do Usui Reiki Rioho.

Outros Métodos 

No momento um novo método está sendo criado. Ainda não tem nome porque está em fase de projeto, mas está desenhado com a intenção de unir os ensinamentos do Tibetano, Essencial, Gendai Reiki Ho e Shiki Rioho com o que Mikao Usui ensinou e ficou perdido nas tantas arrumadinhas feitas. Veremos como será...

E há outros, muitos outros, métodos de ensino de Reiki Usui, inúmeros que desconheço. 

Qual é o melhor? Nenhum! Não existe melhor nem mais forte ou poderoso. Existe o que melhor se adapta a um Reikiano, o que ele mais tem afinidade e facilidade para aprender e praticar, afinal todos trabalham com um único resultado, os mesmos benefícios e em torno de uma única energia: Reiki Usui.

O que não podemos confundir é método de Reiki Usui com Sistemas Reiki diversos. Aí tem diferença, não é a mesma coisa porque não é a mesma energia.

Vários Mestres, não tenho a mínima ideia de quantos, acabaram canalizando outras formas de energia Reiki, em outras palavras, descobriram a possibilidade de trabalhar com frequências diferentes da Reiki Usui (pra entender é preciso sentir a Usui pura e a Usui modificada) e daí surgiram Sistemas como Karuna Ki (Energia Usui + Energia da Compaixão) Reiki Celta (Energia Usui acrescida da energia de árvores), Reiki Elemental (Energia Usui + Energia dos Elementais) e muitos outros com benefícios diferentes.

Como os métodos de Reiki Usui, não existe Sistema melhor, mas aquele que melhor se encaixa no que o Reikiano pretende trabalhar ou o o resultado que deseja alcançar.

Nenhum comentário: